As Cube Views são utilizadas para consultar dados em OneStream assim como apresentar os dados de diversas maneiras aos utilizadores. As Cube Views (ou vistas do cubo) podem ser definidas apenas como leitura, usadas para editar dados, ou podem ser usadas como fonte de dados para vários mecanismos de exibição diferentes como por exemplo os Dashboard.
Aprender a criar as Cube Views é o ponto chave para nos tornarmos um expert em OneStream e podermos assim aproveitar todas as suas funcionalidades.
Deixaremos este tema de como criar uma Cube View para outro artigo.
As Cube Views podem ser definidas apenas para leitura para consultar a nossa consolidação ou orçamentação, usadas para editar dados no cubo, ou podem ser usadas como Fonte de Dados. Estabelecendo o ponto de vista, as linhas e as colunas, é possível consultar as interseções do cubo em OneStream.
Uma vez criadas, podemos utilizar as vistas do cubo das seguintes formas:
- Formulários de entrada e análise de dados na web: podem ser visíveis ao utilizador de forma semelhante a um relatório ao analisar os dados na vista OnePlace. As vistas do cubo abrem-se no seu próprio separador utilizando a janela Data Explorer. Estes podem ser formatados de uma forma que os torna uma ferramenta chave na análise de dados. Os dados podem ser introduzidos nesta vista, mas dentro dos limites do Fluxo de Trabalho.
- Formulários de entrada de dados e análise em Excel: Uma Cube View pode ser apresentada dentro do Excel através do Add-in OneStream do Excel. A Cube View é formatada de forma semelhante a como aparece na interface web predeterminada. Qualquer formatação aplicada no Cube View transporta-se para o Excel. Se a formatação não foi aplicada, os estilos do Excel podem ser aplicados através do Add-in.
- Relatórios e gráficos para dashboards: Quando apresentadas num relatório, as suas linhas e colunas são combinadas para criar nomes de campo únicos na tabela de bases de dados resultante.
Algumas das funcionalidades mais potentes das Cube Views em OneStream são as seguintes:
- Shortcuts: Os Shortcuts/atalhos das Cube Views podem ser usados para lançar outras vistas para cubos. Isto é útil quando um utilizador quer usar a mesma Cube View mas não quer usar os mesmos Parâmetros.
- Navigation Links: Permitem configurar um Dashboard para iniciar outro de forma a encontrar mais detalhes ou detalhes que estão relacionados em determinada linha de dados de um relatório. Outras vezes permite criar um gráfico dos dados revistos.
- Linked Cube Views: Oferecem a opção de lançar uma Cube View a partir de outra quando a visualizar na grelha do Data Explorer. Um utilizador pode clicar com o direito na célula de dados de uma Cube View e abrir uma vista de cubos separada, permitindo mais detalhes e visibilidade.
- Filtros de membros: podem ser utilizados nas definições de linhas e colunas dentro de uma Vista Cubo para apresentar o conjunto de membros necessários.
- Filtro disperso: Proporciona melhorias significativas no desempenho em Cube Views cuja estrutura pode devolver muitos registos sem dados.
- Cube Views avançadas: Existem várias utilizações avançadas com as Cube Views, tais como defini-las para alterar por Ponto de Vista ou Fluxo de Trabalho. A utilização das definições avançadas permite ao utilizador criar e manter menos Cube Views.
Graças à potência e à eficácia analítica oferecidas pelas Cube Views, o OneStream torna os nossos processos de consolidação e orçamentação muito mais fáceis.