A Consolidação de Contas: Simplificação e solidez

(0034) 912 84 47 37

O processo de consolidação de contas, ao agregar as demonstrações financeiras das várias empresas que compõe um grupo empresarial, permite a elaboração das contas anuais desse grupo o que possibilita ter uma imagem global e verdadeira da sua situação financeira e económica.

O processo pressupõe as seguintes fases:

  1. Uniformização prévia. Antes de iniciar-se o processo de consolidação existe a necessidade de harmonizar princípios contabilísticos das entidades que pertencem ao perímetro de consolidação. Os procedimentos necessários são os seguintes:

1.1 Homogeneização temporal: As demonstrações financeiras de todas as empresas (empresa-mãe e suas subsidiárias) devem ser preparadas a partir da mesma data de relato.

1.2. Homogeneização de critérios valorimétricos: Todas as entidades do perímetro de consolidação devem adotar os mesmos critérios de classificação e mensuração contabilística.

1.3. Homogeneização cambial: Todas as empresas do grupo devem apresentar as suas demonstrações financeiras na mesma moeda de apresentação, geralmente a da empresa-mãe.

  1. Agregação das demonstrações financeiras: A agregação das desmonstrações financeiras deve ser feita de forma proporcional às percentagens de participação de cada sociedade.
  2. Eliminação: Com o objetivo de eliminar duplicação de elementos há que proceder às seguintes eliminações:

3.1 Eliminação da participação financeira nas contas individuais e dos capitais próprios da detida. Reconhecimento dos interesses que não controlam, caso existam.

3.2 Eliminação de saldos e transações entre as empresas do grupo. Proceder aos ajustamentos/conciliações necessários caso os valores não coincidam.

3.3 Eliminação dos lucros não realizados em transações internas.

3.4 Eliminação dos dividendos distribuídos.

  1. Relato: As demonstrações financeiras consolidadas compreendem os seguintes mapas:

4.1 Balanço Consolidado

4.2 Demonstração Consolidada de Resultados

4.3 Demonstração Consolidada das alterações no capital próprio consolidado

4.4 Demonstração Consolidada dos fluxos de caixa

5.5 Anexo às Demonstrações Financeiras Consolidadas

Não tentando entrar em grande detalhe em cada uma destas fases do processo de consolidação, podemos concordar que muitas destas fases se poderiam automatizar, não?

O que será mais importante para os gestores de topo? Perder tempo na construção do processo de consolidação das demonstrações financeiras ou poder dedicar mais tempo a analisá-las?

Na Amarante Consulting consideramos que atualmente é fundamental recorrer a uma solução de consolidação financeira que ajude a automatizar todo o processo de forma a poder dedicar mais tempo à análise dos resultados.

Mas existem tantas soluções, qual será a melhor?

Evidentemente a resposta vai depender de alguns fatores tais como: o tamanho do grupo; o tipo de consolidação (se plana ou se existem sub-grupos); em alguns casos o tipo de sector; e outros detalhes específicos que se teriam de analisar para poder dar uma resposta definitiva.

O certo é que cada vez mais, os CFO’s querem uma solução que torne este processo SIMPLES, que REDUZA as tarefas manuais ao mínimo e que ao mesmo tempo garanta a EXATIDÃO dos dados reportados.

Juntando as palavras CONSOLIDAÇÃO + SIMPLES + AUTOMATICO + EXATIDÃO, a solução que nos ocorre é LUCANET.

Lucanet é uma solução alemã de FPM, ou seja, de Financial Performance Management. Ao longo dos mais de 20 anos de existência tem vindo a aperfeiçoar a automatização do processo de consolidação de contas para permitir que o utilizador final possa dedicar mais tempo ao que realmente interessa.

  • Falamos de SIMPLES porque todo o processo é muito simples de construir.
  • Falamos de AUTOMATICO porque podemos integrar com qualquer outro sistema fonte, ERP ou base de dados.
  • Falamos de EXATIDÃO porque o sistema não permite que se cometam erros. Por exemplo, se não houver coerência no Balanço, ou seja, se o valor do ativo não coincidir com o valor do passivo + capital próprio a ferramenta não deixará avançar com o processo.

Se ainda consolida em Excel, ou com uma solução de consolidação demasiado complexa que obrigue que no final do processo ainda seja necessário proceder a muitos ajustamentos manuais, recomendamos que procure uma solução que permita simplificar e automatizar esse processo. Desta forma, poderá dedicar mais tempo ao que realmente interessa, a análise dos resultados.